Passado. Presente. Futuro.

Prezados irmãos. Prezados colaboradores. Prezada família.

119 anos é o tempo que define o nosso Passado. Um Passado repleto de desafios e obstáculos que, com a ajuda de todos, têm sido ultrapassados e vencidos. 

Desde 1901, ano em que a nossa História começou a ser escrita, que homens e mulheres com o coração a pulsar fora do peito, donos de um amor e entrega infindáveis e um espírito solidário que ainda hoje persiste, escreveram a definição de Santa Casa da Misericórdia de Alijó. A eles lhes devemos o nosso nome e legado e, por eles, nunca deixaremos de escrever a sua, e também nossa, História enquanto instituição. 

119 anos de História e histórias, escritas em conjunto com os nossos utentes, colaboradores, irmãos, voluntários, fornecedores, parceiros e com toda a comunidade do nosso concelho. Nestes 119 anos, superamos muitos desafios e obstáculos. E superamo-los da única forma possível: como uma família unida.

Hoje, vivemos o Presente. E, como bem sabemos, o presente trouxe-nos um grande obstáculo na nossa região, no nosso país e em todo o mundo, fruto da pandemia que assolou a nossa realidade. Apesar disso, e 119 anos depois do nascimento da Misericórdia de Alijó, continuamos seguros que iremos, também, superar este desafio. E temos vindo a fazê-lo diariamente.

Juntos. 

Unidos. 

Com fé. 

É desta forma que os novos homens e mulheres que fazem parte da nossa Família escrevem, diariamente, a nossa História e espalham amor, cuidados e esperança por quem mais precisa. Mesmo contra as adversidades, dias menos bons e, muito provavelmente, os maiores desafios que estes 119 anos de História já assistiram, continuamos a defender o objetivo e visão de criar impacto positivo todos os dias, honrando os nossos valores. No Presente, mantemos a promessa de cumprir o legado herdado do Passado, com eterno orgulho no que foi feito mas conscientes do peso das responsabilidades em garantir que o mesmo subsiste e prospera no Futuro.  

E, nesse Futuro que se avizinha, procuramos diariamente imaginar o que nos reserva. Como homens e mulheres de fé que somos, sabemos que o Futuro a Deus pertence. Mas, igualmente na fé em Deus e na raça Humana, acreditamos que o futuro se começa a escrever no Presente. Com as nossas atitudes, com a nossa entrega, com a nossa determinação e, sobretudo, com a nossa paixão pela nossa missão na Terra. Queremos continuar a fazer a diferença… E, por isso, fica a promessa que continuaremos a dar o nosso melhor em prol do coração da Misericórdia de Alijó – os nossos utentes – todos os dias do resto das nossas vidas. 

Por fim, resta-me agradecer em nome da Santa Casa da Misericórdia de Alijó a todos os que fizeram, fazem e farão parte do nosso Passado, Presente e Futuro, respetivamente. Sem todos vós, não haveria Misericórdia de Alijó e sois vós os mais importantes intervenientes da nossa História. 

Obrigado aos nossos irmãos e irmãs, parceiros e parceiras, mesários e mesárias, voluntários e voluntárias, e colaboradores e colaboradoras da Santa Casa da Misericórdia de Alijó. Estes últimos, permitam-me, merecedores de um agradecimento especial. Sois vós os heróis e heroínas do dia a dia que alimentam com esforço, empenho, dedicação e amor, todos os dias, o coração de quem mais precisa. As palavras nunca serão suficientes para expressar a nossa gratidão.

Este sítio será, a partir de hoje, um local online onde poderá continuar a conhecer a nossa História e, esperemos, a escrever connosco a mesma.

A História de uma instituição solidária.

A História de uma família unida.

A História da Santa Casa da Misericórdia de Alijó.  

Obrigado.

João Manuel Gouveia da Costa (Provedor)