A Equipa do protocolo do RSI funciona no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Santa Casa da Misericórdia de Alijó e o Instituto da Segurança Social, que visa o acompanhamento deindivíduos/agregados familiares beneficiários da medida de RSI (Rendimento Social de Inserção).

Trata-se de uma resposta social integrada, sistemática e pluridireccionada que pretende a aquisição de competências nas mais diversas áreas nomeadamente social, familiar, de saúde, entre outras,  através de promoção da participação dos beneficiários RSI na definição do projeto de mudança e da sua consequente autonomização.

Este trabalho centra-se nas necessidades experiências e interesses das famílias, envolvendo-se ativamente na resoluçaõ dos seus problemas. Pretende-se desta forma a mudança de atitudes e comportamentos que permitam o desenvolvimento de competências e praticas valorizadas que garantam a integração social através das diferentes áreas (como a organização domestica, gestão financeira, saúde, emprego/ocupação e educação, gestão das dinâmicas familiares).