A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Santa Casa da Misericórdia de Alijó é uma Resposta Social que consiste em proporcionar aos utentes alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, onde são desenvolvidas atividades de apoio social e prestados cuidados de enfermagem. Pretende ser uma «casa de família» dos que necessitam de assistência e apoio, contribuindo para a estabilização, autonomia ou estimulação do envelhecimento ativo e integração social. Com este equipamento a Santa Casa da Misericórdia de Alijó pretende assegurar e defender os princípios da dignidade humana, da família como célula cristã fundamental da sociedade, da co-responsabilidade, fomentar a entreajuda e participação, promover a universalidade e igualdade, solidariedade e economia social, assegurar a equidade social, diferenciação positiva, inserção social, tolerância e informação.

 

A ERPI permite acolher pessoas idosas, cuja situação social, familiar, económica e/ou de saúde, não lhes permita permanecer nos seus lares e desta forma proporcionar-lhes serviços permanentes e adequados aos seus problemas e necessidades.

Destacam-se os apoios não só aos idosos mas também às suas famílias no sentido de preservar e fortalecer os laços familiares. Para além do alojamento, os Utentes usufruem também de alimentação, Cuidados de saúde, Assistência Religiosa, Apoio psicológico, Atividades lúdicas de lazer e ocupação, organizadas e acompanhadas de forma a desenvolver e potenciar o convívio social entre os Utentes e os seus familiares, amigos e a comunidade.

 
Horário de atendimento
  • 2ª a 6ª feira das 9:00 às 17:00 Horas
 
Horário de visitas
  • As visitas efectuam-se todos os dias das 14h30 às 19h.
 
Boas práticas para visitantes

Para além da satisfação das necessidades diárias dos nossos utentes, queremos promover o envolvimento das famílias e amigos dos mesmos, sendo as visitas fundamentais para esse propósito.

Como tal, para que o ato de visita ao utente seja harmonioso, pedimos-lhe que atente as seguintes práticas:

  • Tenha em conta os horários para visitas.
  • Registe sempre, na secretaria, a sua entrada e saída.

Aos Sábados, Domingos e feriados, registe a entrada e saída, com o rececionista na Portaria.

  • Procure circular pelas zonas reservadas para as visitas, designadamente sala de visitas e quarto, em caso de necessidade clínica. Em caso de dúvida, questione a ajudante de lar.
  • Quando pretender oferecer um “mimo” alimentar ao seu familiar, pedimos-lhe que o entregue à ajudante de lar do refeitório, que procederá de acordo com as suas indicações.
  • Caso queira oferecer objectos ou valores ao utente, pedimos-lhe que tenha em atenção o acautelamento dos mesmos, tendo sempre em consideração que a Instituição não se responsabiliza por bens que não sejam entregues à sua guarda.
  • Caso queira apresentar uma sugestão/observação/ ou reclamação solicite a presença da directora técnica. Não sendo possível, peça para contactar a encarregada geral.
  • Considere e consulte, sempre que necessário, o Regulamento Interno da Instituição, que lhe é facultado aquando da assinatura do contrato. Este documento contém os princípios pelos quais se devem reger ambas as partes.

A ERPI permite acolher pessoas idosas, cuja situação social, familiar, económica e/ou de saúde, não lhes permita permanecer nos seus lares e desta forma proporcionar-lhes serviços permanentes e adequados aos seus problemas e necessidades.

Destacam-se os apoios não só aos idosos mas também às suas famílias no sentido de preservar e fortalecer os laços familiares. Para além do alojamento, os Utentes usufruem também de alimentação, Cuidados de saúde, Assistência Religiosa, Apoio psicológico, Atividades lúdicas de lazer e ocupação, organizadas e acompanhadas de forma a desenvolver e potenciar o convívio social entre os Utentes e os seus familiares, amigos e a comunidade.