Missão

A Santa Casa da Misericórdia de Alijó foi fundada em 1901, e assume-se, na sua origem, como uma associação de fiéis, constituída na ordem jurídica canónica. Tem como objetivo satisfazer carências sociais e praticar actos de culto católico, de harmonia com o espírito tradicional, enformado pelos princípios da doutrina moral e cristã. Incutida de tal espírito, tem vindo a desenvolver um importante papel no domínio da assistência social do Concelho de Alijó.

Enquanto instituição de cariz social, o foco passa pelo apoio social à comunidade, nas diferentes fases da sua vida, com relevância para a infância e a terceira idade. As pessoas são a razão da existência da Instituição, e tudo é feito a pensar na sua satisfação plena através da oferta de um conjunto de serviços sociais.

A Santa Casa da Misericórdia de Alijó tem como missão principal satisfazer as necessidades de socialização, realização, afirmação pessoal e de procura de novas oportunidades apresentadas por parte dos utentes, fundamentalmente nas áreas da educação, terceira idade e saúde, através das seguintes respostas sociais:

Educação

  • Jardim de Infância e Creche de Alijó
  • Creche do Pinhão

Terceira Idade

  • Centro de dia do Pinhão
  • SAD Alijó
  • SAD Pinhão
  • ERPI Alijó

Saúde

  • Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI)
  • Farmácia do Hospital (Alijó)

Visão

Ser uma instituição de referência no núcleo das IPSS em Portugal, reconhecida pela sustentabilidade, qualidade, proximidade e impacto positivo nas pessoas, contribuindo para um mundo mais solidário, mais unido e, acima de tudo, melhor.

A nossa visão passa por Criar impacto positivo todos os dias, honrando os nossos valores.

 

Valores e Princípios orientadores

Enquanto instituição social, pautamo-nos por valores e princípios que doutrinam o nosso passado, presente e futuro, sendo eles:

Cooperação

Conjunto de atitudes que vão desde a entreajuda ao trabalho em equipa para garantir o cumprimento dos objetivos institucionais e melhorar a resposta social a toda a comunidade.

Ética

Respeito pelas pessoas, entidades e valores, com vista a vivermos num mundo onde reina a integridade, respeito, sigilo e cooperação entre todos.

Pessoas

Os elementos fundamentais para existirmos e prosperarmos enquanto instituição e o beneficiário máximo dos nossos esforços diários. Trabalhamos com pessoas, para pessoas e pelas pessoas.

Profissionalismo e Rigor

O trabalho assumido para com os nossos utentes e comunidade é feito por profissionais altamente qualificados, que amam o que fazem e dão tudo o que têm para assegurar o profissionalismo e rigor.

Responsabilidade

A capacidade que dispomos de assumir e responder pelas nossas ações, com um particular foco nas vertentes ambiental e social, de forma a contribuirmos para um mundo melhor.

Solidariedade

O nosso ADN enquanto instituição e que passa por acolher, amar e apoiar todos os que mais necessitam.