Skip to content

Dicas para manter o sistema imunitário normal

ginger-1918107_1920

De uma alimentação equilibrada a uma boa noite de sono, da saúde intestinal ao alho, dos suplementos à redução do consumo de álcool, aqui está um guia que o ajuda a manter a saúde do seu sistema imunológico.

Ter as defesas do nosso corpo a funcionar é sempre importante, mesmo que estejamos confinados à nossa casa, como está a maioria de nós atualmente. O sistema imunitário protege-nos contra agressões internas e externas como vírus e bactérias. Fique a conhecer algumas dicas que contribuem para a imunidade do seu organismo:

  1. Dieta Saudável e Equilibrada

Vitaminas como o complexo E, A e B, assim como a amplamente conhecida vitamina C, presente em frutas e vegetais, minerais como o ferro, zinco e selênio presentes em alimentos como carne, peixe e ovos e flavonóides, antioxidantes presentes em muitos vegetais, são micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo, contribuindo para as nossas defesas.

  1. Alho

Considerado um superalimentado, possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, que ajudam a prevenir doenças e infeções. A melhor forma de consumir alho é incluí-lo na sua culinária ou em forma de suplemento alimentar.

  1. Saúde Intestinal

Sabia que 70% do sistema imunitário encontra-se no intestino? O intestino atua como barreira protetora do nosso organismo contra substâncias nocivas, sendo o órgão que contém mais células imunes do nosso corpo, como tal, manter a sua flora bacteriana saudável é essencial para uma boa saúde e imunidade.

  1. Exercício físico

Um estudo da revista Medicine & Science in Sports & Exercise mostrou que a caminhada feita de forma rápida e regular aumenta a circulação de leucócitos. Estas células são responsáveis por eliminar os agentes causadores de doença como vírus e bactérias.

  1. Reduzir o álcool

O consumo em excesso de açúcar e/ou álcool leva à diminuição da produção de leucócitos, o que fragiliza o sistema imunitário pois vê as suas “células de combate” reduzidas.

  1. Suplementos Alimentares
  • Equinácea
  • Curcuma
  • Zinco
  • Selénio
  • Vitamina D 
  • Vitamina C
  • Por Tatiana Martins

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *