Com o aparecimento da pandemia global COVID-19, a DGS implementou medidas orientadoras para as IPSS´S de forma a reduzir a contaminação, abrangendo assim, os Centros de Dia, ERPI e outras respostas sociais.
A integração dos idosos nas redes sociais foi o principal objetivo do Centro Social do Pinhão de forma a minimizar o risco de ansiedade e tristeza, sendo que os idosos apresentam hábitos consolidados que envolvem rotinas nas quais há contato físico, seja com familiares ou amigos e que agora foram interrompidos levando os utentes a sentirem-se desamparados.
Para quebrar as barreiras da distância e para minorar o isolamento, bem como minimizar a saudade esta valência começou a dar mais uso às novas tecnologias e às redes sociais como meio de comunicação com os familiares. Era fundamental contornar toda esta situação e manter o vínculo afetivo e conservar o bem-estar dos idosos.
Através das videochamadas é possível verificar isso e ver os familiares através de um ecrã deixa os utentes felizes, emocionados. Lourdes Sousa refere que esta oportunidade “é uma coisa boa porque deu para matar saudades”. Já Maria Magnifica partilha da mesma opinião e reitera, com um ar decidido: “Gostar? Gostei! Acha que ia dizer que não? Eu ainda queria falar mais tempo”.
O casal Acácio Xavier e Maria do Céu Xavier também responderam de forma positiva. O senhor Acácio afirma ter gostado muito “porque foi muito bonito ver os meus familiares” enquanto a esposa não escondeu a alegria ao ver a sua filha.
Esta pandemia ensinou muitas coisas e uma dela foi demonstrar o papel positivo das redes sociais que são cada vez mais fundamentais no nosso dia a dia e ajudam a quebrar barreiras da distância e da saudade.
Este é um projeto com futuro e que certamente deixará muita gente feliz!
Pela Equipa do Centro Social do Pinhão
No comment yet, add your voice below!